REFLEXÃO

terça-feira, 12 de junho de 2012

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PRA MISSÃO?


O Missionário Transcultural e o Seu Preparo!

Leitura Bíblica: II Timóteo 2.15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Introdução

O missionário transcultural precisa receber um treinamento específico antes de sair para o campo.  nas seguintes áreas:

1) Preparo Linguístico

O missionário precisa saber pelo menos, qual o idioma falado no seu “campo – alvo”. O ideal é que ele saiba falar antes mesmo da partida. E não apenas o idioma, mas também as peculiaridades da língua do país que vai trabalhar.

Este preparo exige tempo, estudo e determinação; antes e depois da ida do missionário para o campo, pois ele não termina com a chegada do mesmo, pelo contrário, deve ser intensificado; porque o missionário vai precisar de um domínio completo da língua, bem como de uma boa fluência e também conhecimento de expressões idiomáticas e regionalismos (e neste caso, quanto mais ele souber, melhor!)!


Quando se faz uma tradução de um idioma para outro, nem sempre há palavras correspondentes entre esses idiomas. O missionário que tem um bom conhecimento do idioma para o qual se faz a tradução, saberá, então, nesta ocasião: valer – se da “equivalência dinâmica” para poder transmitir a sua mensagem de maneira inteligível aos seus ouvintes.

2) Preparo Teológico:


É   importante frisar, quando mencionamos “preparo teológico”, que não basta ao missionário, ter meros conhecimentos de conceitos sistemáticos da Bíblia e querer transportá-los de uma realidade para outra. É preciso que estes conceitos tenham correspondências práticas na vida de quem os ensina, especialmente no campo missionário; onde poderá haver circunstâncias que exigirão “provas” daquilo que se prega. Em outras palavras, o missionário deve viver o que prega e pregar o que vive.

 Toda boa teoria que não for aprovada, não passa de uma “boa teoria”. O ensino bíblico não pode ficar apenas no campo teórico. Se não for acompanhado de evidências terá pouco resultado. Lei Tg 1.22; etc.

Não basta ao missionário ter conhecimento teológico. Este preparo deve reverstir-se da visão transcultural para que ele possa encontrar em cada etnia o instrumento próprio para aplicar os ensinos na vida do povo. Para o missionário ensinar as verdades bíblicas em outra cultura, ele precisa contar com o momento adequado e a estratégia certa.

3) Preparo cultural

Costumes são mutáveis e diferem de uma região para a outra. O missionário precisa conhecer os costumas do povo que vai trabalhar, para que o choque cultural não gere efeitos negativos.

Uma questão séria é a do vestuário. O quadro muda de país para país; e de região para região. O missionário precisa ter bastante equilíbrio para não exportar costumes de sua cultura para a do povo adotado; nem tão pouco quando retornar à sua pátria, importar costumes do campo onde missiona para  seu país de origem.

A área de costumes, inclui também, hábitos alimentares, ética à mesa, convivência familiar, etc; que diferem de uma cultura para a outra. Os costumes mudam, mas os princípios bíblicos são imutáveis!


Conclusão.


Fazer missões é entrar em um confronto direto com o mundo das trevas, por isso além de você precisar de preparo nas áreas acima mencionadas, você precisar está equipado com a armadura de Deus. Do contrário, você será decepcionado e vencido pelas potestades das trevas. Eis aqui a armadura indispensável a todo missionário:

Efésios 6:
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Postado no Blog Estudos Bíblicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário